As características ideais de uma boa aposentadoria


Olá campeã(o),

É um imenso prazer ter você aqui para refletirmos juntos sobre um assunto que frequentemente volta às rodas de conversas e que vem causando alarmes em muitas pessoas que estão no mercado de trabalho. O sentimento que fica, em nós brasileiros que estamos iniciando no mercado de trabalho, é que a aposentadoria começou a ser um termo utópico, quase que inalcançável.

Pelo andar da carruagem, é melhor já ir pedindo forças aos seres supremos para que possamos chegar na terceira fase da vida (idoso) com muita saúde, energia e disposição para continuarmos a trabalhar. Infelizmente, essa afirmação já é realidade para uma boa parcela dos aposentados brasileiros, na qual se vêem obrigados a trabalharem para complementar a renda da aposentadoria.

Diante disto, quero neste artigo, refletir sobre esse tema tão importante para que possamos construir um futuro melhor para a nossa geração. Infelizmente, os aposentados do século XXI serão aqueles que, ao longo da sua vida, tomarem a responsabilidade dos seus objetivos e construírem o seu futuro, sem depender de entidades públicas, ou terceirizar suas responsabilidades.

Desta forma, este artigo tem como objetivo, responder uma única pergunta: O que esperar de uma carteira previdenciária?

Então vamos à reflexão!

 

1) Aposentadoria Planejada

 

Todo trabalhador quer ter segurança de que suas ações, enquanto ativo no mercado de trabalho, irá ser suficiente para garantir o direito à aposentadoria, sem mudanças nas regras ao longo do caminho. A aposentadoria tem que sair conforme o planejado, sem surpresas negativas.

Assim, um trabalhador, ao longo da sua vida ativa, formula planos e projetos para uma vida pós trabalho. A medida que o tempo passa e as coisas vão acontecendo conforme o planejado, vai dando maior previsibilidade ao trabalhador, inundando-o com a sensação de segurança. Até aí, tudo certo!

O problema acontece quando, no meio do caminho, as regras mudam. Essa mudança causa insegurança e frustração. É frustrante planejar algo, e a sua realização não sair conforme o planejado, o que demandará mais tempo e mais energia. Entretanto, muitas pessoas não estão mais dispostas a empregar mais tempo e mais energia para se adequar às novas regras.

Por esta razão, o plano de aposentadoria deve ser estruturado e planejado para que possa ser realizado conforme o planejamento. Dito isso, fica evidente que os aposentados do século XXI serão aqueles que não concentrarem o seu plano de aposentadoria nas mãos dos agentes públicos, uma vez que, frequentementes estes são os primeiros a propor mudanças nas regras.

Outra preocupação que todos os trabalhadores necessitam ter, ao constituírem seus planos de aposentadoria, é a certificação de que o seu planejamento financeiro satisfaça a manutenção da qualidade dos padrões de vida ao se aposentar. Em nossa realidade, principalmente em instituições públicas, a medida que os anos passam, a qualidade dos padrões de vida dos aposentados vão diminuindo, fruto dos efeitos nocivos da inflação, que muitas vezes não são corrigidos, de forma satisfatória, pelos aumentos dos salários pagos aos aposentados.

Infelizmente, muitos aposentados ficam com a sensação de que suas aposentadorias está encolhendo a cada ano, e os seus custos cada vez maiores (plano de saúde é mais caro, necessidades de remédios e etc).

Por estas razões, uma aposentadoria deve ser muito bem planejada e estruturada, a fim de contemplar a manutenção dos padrões de vida dos aposentados e principalmente, que ao longo de todo o processo de construção da aposentadoria não tenha mudanças drásticas nas regras previdenciárias.

Quando se trata de futuro, previsibilidade é tudo!


Gostando do nosso conteúdo?

 

Fique por dentro das nossas atualizações e receba em primeira mão tudo o que você precisa para aposentar de forma planejada e prosperar financeiramente!

 

Cadastrar Aqui! É Grátis!

 


 

2) A Lei do menor esforço

 

Uma aposentadoria que se preze, deve ser construída de forma sólida, porém, sem exigir grandes sacrifícios financeiros do futuro assegurado. Dito de outra forma, a construção da aposentadoria deve ser construída em pequenas parcelas mensais, parcelas estas que não comprometa a qualidade de vida do trabalhador no presente.

Os juros compostos é um grande aliado no processo de construção de uma aposentadoria sólida e que não exija grandes sacrifícios mensais. Assim, o tempo é o fermento que dá corpo a massa, fazendo-a crescer de forma exponencial.

Quanto maior for o tempo de construção da aposentadoria, menor será o sacrifício financeiro mensal. O contrário também é verdadeiro. Quanto maior for a urgência no processo de construção da aposentadoria, maior será o esforço financeiro mensal em consequência de uma menor disponibilidade de tempo para a construção da carteira previdenciária.

 

3) Renda mensal recorrente estável

 

Todo o processo de construção da aposentadoria, deve ser estruturado para que o patrimônio formado seja suficiente para gerar renda mensal recorrente e de forma estável, ou seja, ao se aposentar, você quer ter a garantia que todos os meses serão depositados os recursos mensais planejados, os quais terão que ser suficientes para suprir todas as suas necessidades e objetivos mensais, tudo de forma muito previsível.

Diante dos graves problemas financeiros dos Estados, muitos servidores e aposentados têm recebido os seus salários com atrasos. Isso quando recebem. Esses sintomas refletem as características de um sistema arcaico de construção de aposentadoria. Esses sinais devem ser vistos como alertas para que possamos nos preparar para o futuro. E nos preparar bem! Vamos precisar!

 

4) O melhor Veículo para a construção da carteira previdenciária

 

Em nossa humilde opinião, diante da realidade em nossos olhos, fica explícito que as  modalidades tradicionais de previdência se mostram, cada vez mais, ineficientes. Por esta razão as constantes reflexões sobre o tema. Uma das indagações presentes em todas as rodas de conversa se refere a ineficiência do Estado em gerir os recursos dos aposentados. E por esta razão, tem crescido o número de pessoas que estão tomando as rédias da sua vida e assumindo a responsabilidade pela construção da sua aposentadoria.

 

Vem com a gente!

 

Faça o seu planejamento para a sua aposentadoria

 

A Austrux disponibiliza para você, durante o período de teste, a formulação de um plano de aposentadoria planejada totalmente personalizada para você, segundo as suas necessidades e os seus objetivos. Solicite já o seu período de teste por 15 dias, totalmente gratuito, e tenha um plano completo de construção da sua aposentadoria.

Clique aqui e faça já o seu cadastro teste e tenha um plano de ação em mãos que irá te guiar em todo o processo de construção da sua aposentadoria.

Pense em seu futuro, sem a necessidade de ter que sacrificar o seu presente. Construa você mesmo a sua aposentadoria! Nós estamos aqui para te auxiliar!

P.S.: Se você é o detentor dos créditos de alguma das imagens utilizadas nesse post, entre em contato. Teremos o maior prazer em creditá-las à você.