Transferência de Custódia


Fala investidor,

Neste artigo quero dividir com você os procedimentos necessários para realizar a transferência de custódia das suas ações de uma corretora para outra. Afinal de contas, não podemos deixar os nossos investimentos “presos” em uma corretora. Necessitamos ter condições de adaptar nossos investimentos afim de aproveitar as oportunidades que estão aparecendo com o desenvolvimento do mercado financeiro e assim minimizar e até eliminar custos de transações.

Com isto, preparamos um pequeno tutorial para que você possa realizar, com segurança, a transferência de custódia das suas ações, e assim aproveitar a onda da corretagem zero, uma grande benefício para o investidor.


Gostando do nosso conteúdo?

 

Fique por dentro das nossas atualizações e receba em primeira mão tudo o que você precisa para aposentar de forma planejada e prosperar financeiramente!

Cadastrar Aqui! É Grátis!


Para você realizar a transferência de suas ações, é necessário preencher o documento STVM o qual está disponível para Download (clique aqui).

Para te auxiliar, preparamos um modelo de como deve ser o preenchimento do seu STVM. Conforme a imagem abaixo.

 

Você tem acesso ao PDF clicando aqui.

Informações Importantes:

Na parte inicial do documento STVM (Identificação do Cedente) você deve informar os dados da corretora que estão os ativos que você deseja realizar a retirada em favor de outra corretora.

Assim, além dos seus dados pessoais, você necessita informar o nome e o código da instituição. Para você saber as informações da sua corretora, basta acessar o site da B3.

Nesta página da B3 você encontrará o nome da corretora, o código dela, o endereço e o telefone. Essas informações são atualizadas todos os dias. Entretanto, é aconselhável que você entre em contato com o SAC da corretora da qual você está retirando os seus ativos para confirmar o endereço de envio (É bom confirmar!).

É necessário também que o cliente informe o código do cliente, ou seja, o número da conta dele na corretora. Para saber isto bastar entrar em sua conta na corretora.

Na parte do Cessionário, você deve realizar a mesma pesquisa no site da B3, a fim de encontrar os dados da corretora com a qual você deseja enviar as suas ações. Neste caso, você precisa informar o nome da corretora juntamente com o seu código, e precisa também informar o número da sua conta dentro da corretora. E novamente, para saber o número da sua conta na corretora com a qual você deseja enviar as suas ações basta acessar a sua conta dentro da corretora (ATENÇÃO : É necessário que você já tenha a conta aberta na corretora que deseja enviar os documentos de transferência de custódia).

Depois de preencher o formulário com todas as informações (conforme o modelo apresentado), você necessita assinar o motivo da transferência (Mesma Titularidade) e ir até um cartório para reconhecimento de firma por semelhança.

Depois de realizado este procedimento, é necessário enviar o documento para o endereço da corretora da qual você deseja RETIRAR suas ações. Aconselha-se enviar via SEDEX com carta registrada (uma proteção, uma vez que são informações de patrimônio).

Este procedimento ocorre em até dois dias após a corretora receber a documentação.


Gostou do nosso conteúdo?

 

Fique por dentro das nossas atualizações e receba em primeira mão tudo o que você precisa para aposentar de forma planejada e prosperar financeiramente!

Cadastrar Aqui! É Grátis!