O Risco Brasil e a Bolsa de Valores


Olá, seja bem vindo ao blog da Austrux!

Neste artigo quero refletir com você sobre o risco brasil e qual a sua consequência na Bolsa de Valores brasileira.

O que é o risco Brasil?

O risco País é um conceito econômico-financeiro que mede o grau de “perigo” com que os investidores estrangeiros (pessoas físicas ou empresas de origem estrangeira) avaliam seus investimentos em um determinado país. Trocando em miúdos, o conceito do risco Brasil reflete a visão dos investidores internacionais com relação a solidez do ambiente de negócio do país que pretendem realizar seus investimentos.

Em outras palavras, os investidores procuram avaliar os possíveis riscos adicionais que podem comprometer a estabilidade dos seus investimentos, bem como mensurar a capacidade da contra parte atender, em sua totalidade, as cláusulas contratuais. Assim avaliam o nível de segurança jurídica do país, o nível de responsabilidade fiscal por parte dos governantes avaliando o risco político e outros fatores importantes para avaliar os riscos do investimentos, como por exemplo o risco de mercado.

Quanto mais baixo for o valor número que representa a perspectiva de risco do país, mais atraente fica os investimentos, no que tange os aspectos de segurança. Em momentos de recessão global, países que apresentam classificações baixas são preferíveis, justamente como mecanismo de proteção do investidor. Outro ponto importante que precisa ser ressaltado é: quanto mais elevada for o risco país, maiores serão as taxas exigidas pelos investidores estrangeiros.

Depois de apresentado os princípios básicos do risco país (Brasil), necessitamos entender como a Bolsa de Valores Brasileira é formada atualmente.


Gostando do nosso conteúdo?

 

Fique por dentro das nossas atualizações e receba em primeira mão tudo o que você precisa para aposentar de forma planejada e prosperar financeiramente!

Cadastrar Aqui! É Grátis!


Formadores da Bolsa Brasileira.

Abaixo, apresentarei o quadro divulgado no dia 21/09/2018 pela B³ (empresa responsável pela infraestrutura das operações do mercado financeiro brasileiro e que representa a Bolsa de Valores do Brasil) que representa os agentes que transacionaram títulos do dia 3 a 19 de setembro de 2018.

Fonte: B³ (Brasil, Bolsa, Balcão)

Partindo do pressuposto que todo mercado é formado pelos agentes que o compõem, podemos afirmar que a Bolsa de Valores Brasileira é formada por pessoas físicas que operam de forma individual ou por meio de clubes de investidores (clube de investimentos), investidores institucionais, estrangeiros, empresas privadas e públicas e as instituições financeiras.

Como podemos observar, os investidores estrangeiros são responsáveis por quase ¼ dos recursos transacionados, e portanto exercem grande interferência na Bolsa Brasileira. Países que estão em processo de desenvolvimento necessitam recorrer ao financiamento externo para suprir as carências econômicas, devido a um baixo nível de poupança interna, o que pode ser comprovado pela tabela apresentada abaixo.

Fonte: B³ (Brasil, Bolsa, Balcão)

Como podemos observar na tabela acima, apesar do constante aumento no número de registro de CPF na Bolsa de Valores, os investidores, em bolsa, não representam nem 0,2% da população brasileira (somos mais de 200 milhões de pessoas, sendo que apenas 730.582 cadastros na B³). Este baixo nível de participantes pessoas físicas na bolsa, abre uma lacuna que necessita ser preenchido com o capital estrangeiro.

As empresas necessitam de recursos para ampliar, modernizar suas estruturas operacionais e mercadológicas e por isto buscam parceiros para o negócio que estão disposto a investir, e fazer parte do empreendimento como sócios. É por isto que sempre encontramos governantes comentando a necessidade de trazer investimentos estrangeiros como medida para o aprimoramento da indústria nacional, geração de emprego e etc. E por isto argumentam a necessidade de criar ambientes propícios que incentive a vinda do capital externo.

Consequências do Risco Brasil na Bolsa de Valores

A percepção de aumento do risco País sem uma compensação financeira, faz com que os investidores procurem outras modalidades de investimentos, priorizando assim a segurança de seus recursos. Desta forma, ao reconhecerem que investir em uma determinada economia passa a ser mais arriscado, retiram seus recursos acarretando em uma redução na quantidade de recursos estrangeiros aplicados (mudança do câmbio), e consequentemente tendo grande interferência negativa em nossa Bolsa de Valores.

Esta mudança no câmbio possuí grande impacto no nível de inflação do país, uma vez que empresas necessitam suprir suas carências (insuficiência produtiva) com insumos, produtos e serviços importados o que eleva os seus custos, os quais são repassados ao consumidor final, contribuindo para pressões inflacionárias.

Na minha humilde opinião, enquanto formos uma sociedade com baixos níveis de poupança, iremos continuar a depender do capital externo para suprir nossas carências industriais. Desta forma, agentes internos que realizam investimentos em Bolsa de Valores necessitam estar em constante vigilância com relação a percepção dos investidores estrangeiros do nível de risco Brasil para que assim possam realizar ações que visem proteger seus investimentos de uma possível onda de retirada dos recursos estrangeiro o que consequentemente acarretará em uma contração da bolsa (nossa realidade pré impeachment da Presidente Dilma e pré eleições de 2018).

Para acompanhar a evolução da percepção dos investidores estrangeiros e assim realizar investimentos mais consistentes, acesse https://www.austrux.com.br e saiba como ter acesso a essas e outras informações essenciais que compõe o kit básico do Investidor.

Invista de forma a construir os seus objetivos de forma sólida! Conheça os serviços Austrux! Tenha acesso aos nossos serviços por 15 dias GRÁTIS!


Gostou do nosso conteúdo?

 

Fique por dentro das nossas atualizações e receba em primeira mão tudo o que você precisa para aposentar de forma planejada e prosperar financeiramente!

Cadastrar Aqui! É Grátis!