Uma breve reflexão sobre as diversas Fontes de Renda


  1. INTRODUÇÃO

Este presente artigo tem como propósito central levar o leitor a uma reflexão sobre as diferentes formas disponíveis de construção de renda para que o mesmo possa decidir sobre a melhor forma possível de geração de renda que melhor atende suas necessidades e seus interesses financeiros.

De acordo com os dados levantados pela pesquisa do Proctor Gallagher Institute, existem basicamente 3 tipos de formas para se obter renda, as quais podem ser representadas pela figura abaixo.

Figura 1 – Pirâmide das Fontes de Renda



Gostando do nosso conteúdo?

 

Fique por dentro das nossas atualizações e receba em primeira mão tudo o que você precisa para aposentar de forma planejada e prosperar financeiramente!

Cadastrar Aqui! É Grátis!


2. TEMPO POR DINHEIRO

Com base nos dados levandados pela pesquisa, constatou-se que 96% de toda a população mundial estão trocando TEMPO por DINHEIRO. Esta relação de trabalho, mostra-se, a cada dia mais, nociva à saúde mental, física e financeira de seus adeptos.

Pelo fato desses profissionais (Empregados e Autonomos) estarem trocando um recurso limitado (TEMPO) por DINHEIRO, tais adeptos esbarram-se em uma problema conhecido como saturação, ou seja, além de serem remunerados apenas pelo TEMPO que dedicam desempenhando suas funções no trabalho, esbarram-se, também, com um outro fator limitador de fontes de renda, que é a quantidade de pessoas disponíveis no mercado que desempenham funções similares e que estão dispostas a terem uma remuneração menor em prol de uma recolocação no mercado de trabalho (mais gente ofertando seus trabalhos, menores remunerações).

3. DINHEIRO POR DINHEIRO

A segunda forma de geração de renda apresentada pelo estudo supracitado, e que são utilizadas por 3% da população mundial, consiste na aplicação de recursos financeiros com o propósito que estes recursos originem outros recursos financeiros. Nesta modalidade de fonte de recurso, o agente troca DINHEIRO por DINHEIRO.

Assim, a idéia principal por trás desta modalidade de geração de renda é a criação de um mecanismo de formação de um patrimônio financeiro que seja líquido, ou seja, que seja facilmente transformado em dinheiro e que gere receitas corriqueiras ao seu proprietário.

Esta modalidade de geração de renda é considerada como de transição, uma vez que permite que o cidadão possa “configurar”, de forma eficiente, mecanismos de criação de multiplas fontes de rendas através de processos de diversificação, onde irá distribuir, de forma consistente, responsável e conservadora, os seus recursos na aquisição de excelentes ativos que irão lhe proporcionar multiplas fontes de renda que irão convergir para sua conta bancária.

De acordo com a referida pesquisa, esta modalidade de geração de renda é a forma mais simples e que demanda menor esforço, uma vez que o adepto desta modalidade conta com os juros compostos para multiplicar e potencializar seu patrimônio financeiro e assim alcançar uma liberdade financeira mais estável, uma vez que ao “configurar” os investimentos em excelentes ativos, o investidor está se blindando contra os riscos macroeconomicos e setorial por meio da diversificação e com isso garantindo que seus objetivos financeiros sejam atendidos de forma segura.

4. MULTIPLAS FONTES DE RENDA

E por fim, porém não menos importante, o estudo apresenta o conceito de multiplas fontes de rendas, estratégia esta que é praticada, segundo a pesquisa, por quase 1% da população mundial e que consiste em trocar a organização de recursos disponíveis em multiplas fontes de renda.

Adentrando um pouco mais sobre esta modalidade de geração de renda, o autor descreve tal medida como instrumento de organização dos recursos disponíveis (recursos financeiros, tempo, pessoal) em prol de resolver um problema social em diversos lugares do mundo e consequentemente ser remunerado de forma multipla.

O autor complementa essas informações levando-nos a refletir sobre a necessidade de termos que criar, nesta modalidade, vários produtos ou serviços pois existe o risco de que alguns desses produtos ou serviços não tenham o retorno satisfatório que justifique a sua manutenção. Entretanto vale ressaltar que, de acordo com os resultados da pesquisa, esta é a forma mais eficiente de geração de renda uma vez que o agente é remunerado pela quantidade de pessoas que consegue atender e consequentemente na quantidade de problemas que consegue resolver. Esse retorno é quase imediato, atendeu uma pessoa já recebe a compensação financeira. Assim, os resultados nesta modalidade é mais rápido que qualquer outra modalidade de geração de renda, além de ser uma fonte de renda “ilimitada” em sua essência, porém limitada na quantidade de recursos a sua disposição para atender algum problema social. Em outras palavras, o agente que utiliza desta modalidade de geração de renda, se limita a sua capacidade física/técnica no que diz respeito a sua condição de resolver problemas a qual se propõe.

Em contraparte, “investir” na configuração de multiplas rendas por meio de investimentos propriamente dito (dinheiro gerando dinheiro), o agente tem maior flexibilidade no seu processo de formação de patrimônio, uma vez que tais ativos podem ser adquiridos ou vendidos de forma simples e rápida, contrariando o que é apresentado como a terceira fonte de renda, uma vez que esta modalidade é mais dificil de ser desfeitas (as vezes pode levar até um bom tempo para se desfazer).

5. REFLEXÃO

Assim, termino este pequeno artigo com uma frase proferida por Alvin Toffler:

“O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender, e reaprender”.

Esta frase necessita de uma breve reflexão. Segundo Toffler, devido as constantes mudanças causadas pelo avanço tecnológico, o ser humano precisa aprender a se “remodelar” constantemente para que assim possa se adaptar às novas realidades.

6. COMO A AUSTRUX PODE TE AJUDAR?

A Austrux Investimentos tem como objetivo central auxiliar as pessoas no processo de obtenção de uma renda principal que não dependa da troca de TEMPO por DINHEIRO. Por acreditarmos que esta relação é injusta, a Austrux disponibiliza ferramentas e acompanhamento profissional que permite ao cliente configurar, de forma responsável e conservadora, aplicações em ações de excelentes empresas listadas na Bolsa de Valores com o propósito de formação de um patrimônio financeiro que garanta uma renda principal mais justa.


Gostando do nosso conteúdo?

 

Fique por dentro das nossas atualizações e receba em primeira mão tudo o que você precisa para aposentar de forma planejada e prosperar financeiramente!

Cadastrar Aqui! É Grátis!